Conect Arte

ARTIGOS INDICADOS PELOS REPRESENTANTES DA ESCOLA DE PAIS

À Comunidade de Pais do CRSMG

O caminho educacional oferecido em nossa escola é rico em possibilidades de experiências e de contato com o mundo e com o próximo, porque tem sua raiz em uma profunda leitura da natureza e do desenvolvimento humano.

Ciência, arte e religião formam as correntes que se entrelaçam ou se evidenciam, ora uma ora outra ao longo do desenvolvimento da cultura humana.

No desenvolvimento de cada ser humano expressam-se as forças do pensar, do sentir e do agir. Na pedagogia antroposófica, a atuação destas forças é percebida ao longo das fases da vida, em cada idade. Ora uma se evidencia, ora outra e o currículo e a metodologia oferecem os nutrientes imprescindíveis para a saúde deste desenvolvimento.

Mas cada individualidade carrega o potencial para estas três forças em sua mente, em seu coração e em seus membros e assim, educar se torna um chamado a colocar em movimento todo o potencial de cada ser. E este chamado é feito em cada aula, em cada dia, em cada época, em cada ano. O educador ora vai se dirigir à capacidade cognitiva, recordativa do aluno, ora à sua criatividade e sensibilidade e ora à sua capacidade de agir e de iniciativa.

Eis o que os nossos filhos, grandes e pequenos recebem da escola.

Perguntamos: E do mundo? O que ele recebe? O que o mundo traz é também imprescindível à saúde do desenvolvimento?

Como responder a esta pergunta?

O nosso convite vai nessa direção do observar e distinguir o que auxilia e o que traz impedimentos ao amadurecimento de nossos filhos.

A todos os interessados e necessitados, estamos abrindo um espaço para conversas, trocas e, principalmente para ações sobre a questão da exposição de nossos filhos, grandes e pequenos, aos entretenimentos virtuais e aos meios eletrônicos.

Professora Rosa Fantini

ARTIGOS:

1- Da Sociedade Brasileira de Pediatria

2- Entrevista com professor waldorf

3- Da Huffington Post (em inglês)