Educação Infantil

educainfantil

Na Educação Infantil do Colégio Rudolf Steiner, as turmas são reduzidas:

– Maternal (2 a 3 anos de idade) – turmas de 10 a 12 crianças, com uma professora e uma ajudante.

– Jardim de Infância (4 a 6 anos  de idade) – 16 a 18 crianças convivem num mesmo grupo, conduzidos pela professora e pela auxiliar. Assim, os menores são estimulados pelos maiores, cujas habilidades almejam adquirir; e os maiores desenvolvem um senso de responsabilidade social, ajudando a zelar pelos menores.

Brincar espontâneo

infantil1

Brincar é a  aula da criança, momento em que ela estrutura ativamente a vivência que tem do mundo. Todo o ambiente do maternal e jardim é montado em função de permitir brincadeiras criativas e construtivas. As classes assemelham-se a um lar – sala, cozinha, banheiro, uma tendinha para as bonecas de pano, móveis de brinquedo, enfim, um espaço no qual as crianças se sentem seguras. Panos coloridos para montar cabanas e inventar fantasias; brinquedos artesanais  que mais sugerem do que definem, estimulando a imaginação; tesouros da natureza, tais como pedras, conchas e sementes; bonecas de pano e marionetes – tudo em material natural, para a educação do tato. Depois de brincar espontaneamente, todos juntos ordenam a sala e os brinquedos. Ao ar livre, as crianças brincam com terra, água, areia, pernas de pau, sobem em árvores, adquirindo domínio do próprio corpo, exercitando a coordenação motora  e a autoconfiança.  Canto, histórias e contos, rodas de dança, pular corda, jardinagem e atividades artísticas também enriquecem as manhãs.

A capacidade de concentração, a acuidade auditiva (sensibilidade musical, saber ouvir o adulto), o desenvolvimento psicomotor, a maturação da lateralidade (base para a escrita), a linguagem, são portanto amplamente cultivados. Estas são habilidades básicas para que o processo de alfabetização, que se inicia em torno dos 6 anos e meio, aconteça de maneira harmônica para o desenvolvimento da criança como um todo.

Os comentários estão desativados.