Ensino Fundamental

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Ensinar: Uma obra de arte

Durante o segundo setênio (7 a 14 anos), o trabalho com os sentimentos é prioritário, pois o aprendizado se processa por meio do envolvimento emocional. As matérias escolares são apresentadas de forma especialmente cativante, respeitando o ritmo interno de cada um. Os conhecimentos são tratados inicialmente sob a forma de imagens, evocando a sensação do “belo”. Assim, as aulas são como vivências, nas quais o professor faz do ensino uma obra de arte.

As atividades artísticas e artesanais, integradas ao currículo, cumprem o papel, entre outros, de harmonizar o trabalho mental e físico dos alunos, no entanto, todas as matérias utilizam a arte como instrumental para atingirem os alunos por inteiro, em seu pensar, sentir e agir.

A Pedagogia Waldorf amplia o currículo do Ensino Fundamental com outras matérias, todas com conteúdo e currículo específicos para cada idade, sendo consideradas de igual importância para a formação do jovem e da criança: Música, Alemão, Inglês, Educação Física, Trabalhos Manuais, Artes aplicadas, Desenho, Pintura, Teatro, Marcenaria, Astronomia, entre outras.

Português e línguas
Canções, versos e dramatizações entram no ensino do português e das línguas estrangeiras.
O aprendizado da língua ocupa o centro da Pedagogia Waldorf. As letras, sílabas, fonemas são apresentados e trabalhados num ritmo harmônico, do qual o corpo inteiro participa. A essência das matérias ganha vida nos desenhos com giz colorido, trazendo criatividade ao processo de aprendizagem.

Matemática e geometria

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A matemática e a geometria merecem um enfoque vivo. O aluno aprende com todo o seu corpo sobre os números e as formas. Bater palmas, andar para frente e para trás, conquistar o espaço de números com corpo, emoções e mente. Essas são experiências propostas à classe.

Línguas estrangeiras
O Ensino de línguas estrangeiras começa no primeiro ano (6 anos e meio), trazendo, a princípio de forma não intelectual, a musicalidade da língua e suas características culturais.

“Devido à mobilidade do seu organismo de fala, as crianças desenvolvem uma grande flexibilidade e abertura psíquica, que atuará por toda a vida futura, principalmente em relação às atitudes sociais. O ensino das línguas desperta o interesse por coisas diferentes da cultura pátria, o que constitui tarefa pedagógica de suma importância na atualidade, onde predominam conflitos raciais e sociais em todos os aspectos.” (Rudolf Steiner)

Os cadernos

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Os alunos são estimulados a desenhar e escrever no próprio caderno, um instrumento importante no processo de aprendizado. Basta dizer que os cadernos tornam-se peças inesquecíveis ao longo da vida escolar de cada aluno. Eles reúnem uma síntese do material trabalhado em classe. É o material confeccionado pelo próprio aluno!

Passeios e excursões
Os passeios e excursões também são parte do currículo. Neles, os alunos fazem descobertas sobre botânica, mineralogia, geografia, história, etc. Também conhecem de perto profissões milenares da humanidade, como oleiros, tecelões, sapateiros e ferreiros.

Jardinagem
As aulas de jardinagem despertam a criança para a importância da relação do ser humano com o meio ambiente. Preparar o canteiro, adubar, semear, colher e, às vezes, comer o fruto do próprio trabalho, descortinam a força dos processos da Natureza. Ao vivenciar as diversas etapas do crescimento de uma planta na horta e no jardim, a criança fortalece suas próprias forças evolutivas e desenvolve uma atitude de respeito e veneração à natureza.

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