MÚSICA

Toda criança, desde pequenina, traz a música dentro de si. Dos 0 aos 7 anos, esta musicalidade manifesta-se principalmente em sua corporalidade. Os ritmos, os movimentos, os gestos e os sons que vivem em seu ambiente, são os educadores musicais. Na primeira infância, especial atenção deve ser dada a educação dos sentidos, em particular o sentido da audição.

No Ensino fundamental, a música permeia todo o currículo, sendo um instrumento de trabalho também para o professor de classe. Canto, flauta doce, ritmos. O dia a dia escolar é repleto de sons e movimentos, dando continuidade ao desenvolvimento do sistema motor. Além disso, em duas aulas semanais, o professor de música introduz os elementos da música, os diferentes tipos de instrumentos e escalas musicais, baseando-se em um currículo que está em sintonia com o gradativo despertar da consciência da criança e do jovem. Assim a música pode tornar-se alimento anímico e espiritual.

Leia o texto completo na edição outono 2013 do jornal da escola.