Novo nome

um novo nome

A partir do ano de 2015, nossa escola passou a se chamar Colégio Rudolf Steiner de Minas Gerais.

Essa mudança é fruto de um longo e profundo trabalho cuidado pelo Grupo de Ensino Religioso Cristão Livre e pelo Núcleo Pedagógico da Escola, em um primeiro momento, e por todas as demais instâncias no fechamento do processo que aconteceu em dezembro de 2014.

Em um breve histórico do processo podemos resumir o caminho dessa mudança da seguinte forma:

Desde 2009 um forte desejo de mudança do nome da escola foi se manifestando de várias formas, em diversas ocasiões e por vários membros atuantes na escola; foi se confirmando depois como uma necessidade da própria instituição, como fortalecimento da sua identidade em fase de amadurecimento e estruturação.

Sabemos tratar-se de uma decisão de extrema importância e responsabilidade e para tanto vários passos foram feitos, inclusive consultas e pedidos de orientação para o processo e caminhos de percepção do novo nome.

Sentimos que era chegada a hora de criarmos um espaço para que nossos corações se abrissem para a real necessidade da nossa querida escola e da sua identidade. Assim organizamos um encontro para darmos o passo definitivo com relação à escolha do novo nome.

Esse encontro contou com a presença de representantes do Núcleo Pedagógico, do grupo de Ensino Religioso Cristão Livre, das fundadoras da Pólen, do Núcleo do Conselho de Pais e da diretoria da API. Assim, resguardamos a intimidade e solenidade necessárias ao momento e, ao mesmo tempo, contamos com a presença de representantes de todas as instâncias da escola.

Já consolidado o novo nome, o apresentarmos à comunidade.

O primeiro passo foi apresentá-lo aos nossos alunos, razão de ser da nossa escola. Uma Alvorada – encontro de todos os alunos do Ensino Fundamental e Médio, em comemoração ao aniversário de Rudolf Steiner (27/02), foi realizada. Nesta sexta-feira comemorativa, os alunos puderam conhecer a biografia de Rudolf Steiner e ouvir da fundadora da escola, Mariana Matta Machado, a história da Pólen que começou como jardim de infância e, logo em seguida, conheceram o novo nome. Aconteceram apresentações de várias turmas e as três instâncias, também representadas no evento, puderam se unir em torno dos alunos e dessa nova etapa que se anuncia.

Em seguida, o grupo de Ensino Religioso Cristão Livre, junto com as demais instâncias da escola, preparou uma pequena solenidade para, depois da Páscoa, consolidarmos o novo nome com toda a comunidade.

Sabemos da responsabilidade que essa mudança nos traz mas estamos dispostos a trabalhar ainda mais para que o Colégio Rudolf Steiner de Minas Gerais possa carregar a Pedagogia Waldorf e a Antroposofia com fidelidade e compromisso desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Vamos, fraternalmente, construir essa nova etapa de nossa escola!

Cordialmente,

Grupo de Ensino Religioso Cristão Livre e Núcleo Pedagógico, API e Conselho de Pais da Pólen Escola Waldorf, agora Colégio Rudolf Steiner de Minas Gerais.