Pedagogia Waldorf

pedagogia waldorf

O que são as Escolas Waldorf?

A primeira Escola  surgiu em 1919, na Alemanha, sob a orientação de Rudolf Steiner. Ela foi criada a pedido de um industrial para atender os filhos dos operários e funcionários da fábrica de que era diretor. Foi uma experiência de sucesso.

waldorf1

Hoje as Escolas Waldorf formam uma rede de ensino em crescimento em todo o planeta, presentes nos cinco continentes. E, embora tenham sido criadas na Alemanha, buscam incentivar e incorporar a cultura do país em que se encontram.

No Brasil, a primeira Escola foi criada em 1956, em São Paulo. A partir de então, o movimento tem se expandido com novas escolas em Botucatu, Bahia, Cuiabá, Florianópolis, Fortaleza, Friburgo, Juiz de Fora, Ribeirão Preto,  Mirantão (MG), Belo Horizonte, entre outras.

Os pais e a família têm papel preponderante. Geralmente se entusiasmam pela proposta e colaboram para que ela possa ser viabilizada.

A Pedagogia Waldorf no mundo

waldorf2

A Pedagogia Waldorf conquistou o mundo. Cento e cinquenta mil alunos de diferentes etnias, crenças e culturas vivenciam a Pedagogia Waldorf em mais de 900 escolas ao redor do planeta. A maioria destes estabelecimentos de ensino encontra-se na Europa – cerca de 630 – e na América do Norte – cerca de 160. As demais estão na América Latina, na África e na distante Oceania. Ao lado dessas instituições, há aproximadamente 1600 Jardins de Infância, além de várias Escolas Públicas que utilizam métodos Waldorf. Cerca de 600 Institutos dedicam-se à formação de profissionais Waldorf ao redor do mundo – Brasil, Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, entre outros.

Indicamos a leitura do livro:

pedagogia_waldorf_220