Trabalhos Manuais

TRABALHOS MANUAIS

 

Aprender uma habilidade manual como escrever ou fazer tricô exige várias condições. Através do sentido do tato devemos perceber se estamos segurando bem o lápis ou a agulha. Antes de tudo precisamos de uma consciência sensível dos movimentos da mão e dos dedos com o “sentido do movimento” (sentido cenestésico, sensibilidade de profundidade). Se não tivéssemos nenhuma percepção nas mãos e nos dedos da posição e do movimento, não conseguiríamos controlar conscientemente os movimentos. O controle dos movimentos através do sentido do movimento e seus órgãos finos nos músculos e nos tendões entre os músculos e os ossos são a condição para o aprendizado de uma habilidade. 

Primeiro a criança vai aprender como deve escrever as letras ou como se fazem novas pontos de tricô. A criança terá uma representação mental do movimento; mas realizá-lo será custoso, porque seu fazer ainda e desajeitado. Para isto ela controla a sequência de movimentos com os olhos. Com o treino, seus movimentos seguirão cada vez mais a representação mental dos gestos, assim o querer passa por um processo de desenvolvimento. Isto é, quando a criança tiver adquirido as habilidades treinadas do movimento que ela tinha apenas no pensamento, estas se tornarão uma qualidade do querer.

Leia mais na edição primavera 2012 do jornal da escola.

Os comentários estão desativados.