Comunicados

Comunicados do Núcleo Pedagógico, da API e do Conselho de Pais dirigidos à Comunidade

  • Conselho de Pais

Prezada Comunidade,

No dia 24 de junho, quarta-feira, ocorreu mais uma Reunião Ordinária do Conselho de Pais.

Além dos representantes de turma, e outros pais interessados, estiveram presentes membros da API e do Núcleo Pedagógico da escola. Em seu tempo de fala, o Núcleo anunciou o lançamento do novo modelo do Site (http://www.colegiorudolfsteiner.com.br) como Canal Oficial de Comunicação entre as três Instâncias (API, Núcleo Pedagógico e Conselho de Pais) e a Comunidade. Reiterou também a importância da conversa com o professor de Classe e tutor, ou com as professoras do Maternal e do Jardim, como primeiro passo para a resolução de dúvidas e dificuldades, especialmente neste momento tão peculiar que todos vivemos. É importante que as famílias busquem essa aproximação sempre que necessário.

Em relação ao retorno às aulas, o Núcleo Pedagógico reafirmou que segue as orientações da Secretaria de Estado de Ensino, órgão responsável pelas diretrizes, e garantiu que os alunos não terão nenhum prejuízo cognitivo devido à estruturação do currículo diferenciado da escola.

A API, por sua vez, reforçou seus canais de atendimento: atendimentofraterno@colegiorudolfsteiner.com.br deverá ser acionado para tratar de questões financeiras (lembrando que a escola está aberta a acolher e resolver da melhor maneira possível as dificuldades de cada família); faleconosco@colegiorudolfsteiner.com.br para tratar de questões relacionadas à secretaria e ao administrativo da escola. Através deste último email, as famílias serão atendidas pelas funcionárias: Sandra, Cristiana, Deborah e Daniela.

Sobre as negociações de mensalidades, a API informou que 70 famílias procuraram o Atendimento Fraterno. Destas, 34 já entraram em acordo; 16 estão em negociação; 10 estão com contato pendente; e apenas 10 não conseguiram acordo satisfatório. Lembrou que as Assembleias Ordinárias acontecem duas vezes ao ano: uma em dezembro, para aprovação do orçamento do próximo exercício; e outra em meados de fevereiro, para aprovação do exercício anterior. Que, em princípio, não poderá se comprometer com uma Assembleia Extraordinária para tratativa de parcelamento de débitos, ou possíveis descontos, pois será necessário aguardar o retorno das aulas, bem como a retomada da economia, o que refletirá no patamar de inadimplência que será atingido.

A Coordenação do Conselho de Pais informou que as reuniões do CP serão realizadas mensalmente, sempre na terceira quarta-feira do mês e que as pautas deverão tratar exclusivamente das ações competentes a esta instância, ou seja, serão dedicadas à elaboração, organização e realização de ações e tarefas concretas de auxílio à escola. Não se pautará, portanto, em assuntos competentes às outras duas instâncias. Qualquer outra demanda deverá necessariamente ser encaminhada e oficializada através do email: conselhodepaiscrsmg@gmail.com.

Por fim, chamou os representes a organizarem duas frentes de trabalho para auxiliar a Comunidade Escolar a levantar fundos neste momento em que várias famílias passam por dificuldades financeiras. Em breve, todos receberão mais detalhes.

Agradecemos a parceria de sempre e nos colocamos à disposição para esclarecimentos e necessários encaminhamentos.

Abraço fraterno,

Coordenação do Conselho de Pais do CRSMG

Querida comunidade, Nossas cordiais saudações! A Associação Pedagógica Itacolomi segue trabalhando ativamente para que possamos superar os desafios trazidos por esse momento de pandemia, priorizando o equilíbrio financeiro da nossa escola, o cumprimento das determinações legais e, sobretudo, a manutenção da estrutura necessária para que, tão logo essa crise seja superada, possamos dar continuidade aos propósitos da Pedagogia Waldorf, com nossos professores acolhendo calorosamente nossas crianças e jovens, razão maior de tudo isso. A Associação Pedagógica Itacolomi – API é a instância responsável pela saúde financeira da escola, respondendo principalmente pelas questões administrativas e legais. Nossa diretoria, eleita em Assembleia Geral, para um período de trabalho não remunerado, é composta por professores e pais afinados com os propósitos da trimembração social e da Antroposofia, ciência espiritual que a fundamenta. Anualmente, também em Assembleia Geral, a comunidade escolar delibera sobre o Orçamento Participativo.

MEDIDAS IMPLEMENTADAS

A API é a instância que carrega a responsabilidade pelo cumprimento desse orçamento e que responde, na pessoa de seus representantes legais, juridica e financeiramente pela escola, assumindo também uma série de competências deliberativas decorrentes de sua atividade legal. Dentro de tais atribuições, em 16 de abril divulgamos nosso primeiro Informativo, dando ciência à comunidade dos direcionamentos iniciais da mantenedora neste cenário de pandemia. Ressaltamos que nosso principal objetivo nesse momento é manter o fluxo de caixa equilibrado, o que representa, em essência, manter a correspondência entre despesas e receitas. Cientes das dificuldades enfrentadas por algumas famílias, planejamos e implementamos um conjunto de medidas, entre as quais citamos:

  1. Com a suspensão das atividades determinada pelas autoridades públicas e Poder Judiciário, definimos a concessão de férias para a equipe do administrativo e pessoal de apoio (todos os funcionários que não são professores). O objetivo é garantir a integralidade do quadro de funcionários quando retomarmos as atividades presenciais, evitando-se despesas com horas extras e/ou substituições, a fim de atender ao pleno funcionamento da escola. A forma de pagamento dessas férias também se apresentou adequada à preservação do saldo de caixa (Medida Provisória n° 927-2020).

  2. Ato contínuo, optamos pela postergação do pagamento do FGTS, com  base na Medida Provisória n° 927-2020, evitando que tivéssemos que arcar com essa despesa no primeiro momento. Em breve, contudo, iniciaremos a quitação dos três meses que tiveram seu pagamento suspenso, cujos valores serão diluídos em até seis parcelas.

  3. Utilizamos as previsões da Medida Provisória n° 936-2020 para proceder à redução a jornada dos funcionários do administrativo e de apoio. Foram feitos acordos individuais que vigorarão pelo prazo máximo de 90 dias. Importante destacar que o sindicato da categoria (SAAE-MG) não aceitou inicialmente os referidos acordos, por entender que estavam conflitantes com a decisão liminar proferida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (Vigente até aquele momento). Apontamos que não havia descumprimento da decisão, uma vez que os rendimentos líquidos seriam respeitados.

  4. Abrimos negociação com o Sindicato de Professores (SINPRO), visto que qualquer ação que envolva esses profissionais somente pode ser realizada mediante acordo coletivo, em virtude das faixas salariais (Medida Provisória n° 936-2020). Com muito esforço e empenho, após várias rodadas de negociação, conseguimos que o Sindicato aprovasse a redução da jornada de trabalho dos professores, tendo como contrapartida o compromisso formal da Escola de manter a integralidade dos rendimentos líquidos. Tal garantia de vencimentos também estava prevista na decisão liminar proferida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (Vigente até aquele momento).

  5. Procedemos também à captação de recursos junto a instituição financeira, com juros de 3,75% ao ano, para honrar os compromissos salariais nos próximos dois meses (Medida Provisória n° 944-2020).  O empréstimo será quitado a partir de dezembro de 2020 em até 30 parcelas. Ressaltamos que o valor máximo do empréstimo por funcionário é equivalente a dois salários mínimos, cabendo à escola a complementação dos vencimentos.

  6. Realizamos ainda a renegociação e alteração de diversos contratos, que embora não possuam no orçamento o mesmo impacto da folha, podem significar economia muito bem vinda neste momento.

É importante ressaltar que a efetivação dessas medidas (férias do administrativo, redução de jornada do administrativo e professores, empréstimo para pagar parte da folha, renegociação de contratos), é bastante complexa, pois está atrelada às negociações com sindicatos, à  observância de decisões judiciais e à análise de terceiros (caso específico da instituição financeira para a concessão de crédito e dos fornecedores/prestadores de serviço, para a repactuação dos contratos). Como destacamos, o trabalho exige muito esforço e empenho, recompensado, contudo, pelos resultados que demonstram a viabilidade de mantermos o equilíbrio financeiro da Escola. Para tanto, porém, dependemos também do empenho de cada família.

REFLEXOS DAS MEDIDAS IMPLEMENTADAS X INADIMPLÊNCIA

As medidas acima descritas, principalmente as citadas nos itens 3 e 4, representam economias importantes, pois parte dos vencimentos será paga pelo Governo Federal (em média R$ 1.000,00 por funcionário) e a quase totalidade das diferenças a serem completadas pela escola referem-se a verbas de natureza indenizatória que não terão reflexos no FGTS e INSS, principalmente. Como já observamos, a preservação do fluxo de caixa, ou seja, a manutenção do equilíbrio entre receitas e despesas é o principal objetivo da mantenedora, observadas suas atribuições e competências legais. As economias geradas nesse momento suportarão parte da inadimplência que atualmente está em R$ 325.621,20 (acumulado até maio), com projeções reais de atingir R$ 1.003.361,60 ao final do ano (acumulado até dezembro). É importante também que todos tenham ciência que de acordo com o orçamento aprovado, ao longo do ano precisamos formar reservas técnicas para suportar despesas extraordinárias, inadimplência regular (observada a média dos anos anteriores) e o pagamento de outras despesas consideráveis que, em regra, vencem em novembro e dezembro, entre elas o 13º salário dos funcionários e as férias dos professores (coletivas, a princípio, em janeiro). Ressaltamos ainda que a redução do quadro geral de funcionários é uma possibilidade real, diante da necessidade do ajuste do orçamento de 2020 e de sua redução para 2021, sendo que eventuais acertos rescisórios também impactarão as despesas. Nos links abaixo podem ser acessados os dados relativos à inadimplência e ao resultado financeiro atual.


Dados Inadimplência

Resultado financeiro parcial 2020

ATENDIMENTO FRATERNO

Comprometidos em buscar soluções para os problemas que nos afligem neste momento de pandemia, criamos o Atendimento Fraterno. O objetivo é acolher as famílias que tiveram suas rendas comprometidas, no intuito de encontrar formas que facilitem o pagamento de mensalidades e garantam a viabilidade estrutural quando da retomada das atividades presenciais. O e-mail foi a maneira mais ágil que encontramos para manter esse contato, em um cenário de isolamento social e diante das solicitações que passaram a chegar. As propostas de flexibilização de pagamentos, reduções temporárias de parte das mensalidades para pagamento futuro e a diluição dos débitos ao longo do ano, são possibilidades baseadas no que nos é viável oferecer nesse momento, observadas as questões legais e financeiras. É importante lembrar que somos uma escola associativa e sem fins lucrativos, cuja única fonte de arrecadação é a mensalidade escolar. Nosso orçamento baseia-se no rateio de despesas, o que nos permite chegar aos valores das mensalidades escolares. Nossa realidade legal e jurídica não nos permite oferecer descontos ou reduções de mensalidades sem a devida recomposição futura e deliberação em Assembleia Geral. Caso, contudo, seja possível um esforço comum a fim de reduzirmos o nível de inadimplência –  considerada nossa realidade financeira após a regularização das atividades e a avaliação real dos impactos da pandemia, poderemos avaliar de forma comunitária, também em Assembleia Geral, outras possibilidades que possam envolver a renúncia de receitas. É nosso dever buscar e encontrar soluções para as dificuldades que nossa comunidade enfrenta, o que deve ser feito com responsabilidade. Nossa relação é de confiança. O empenho das famílias e a vontade de permanecer como integrantes da comunidade do Colégio Rudolf Steiner de Minas Gerais correspondem ao nosso esforço para que possamos garantir a viabilidade de seguirmos juntos. Procure o Atendimento Fraterno para expor sua situação atual, caso esteja passando por alguma necessidade específica, já que essas informações são fundamentais para planejarmos o futuro da Escola.


atendimentofraterno@colegiorudolfsteiner.com.br

CAMINHOS DENTRO DA NOSSA ESCOLA

Reforçamos também quais são caminhos corretos para o tratamento de questões referentes às relações das famílias com a escola em diferentes esferas, obtendo-se as respostas adequadas.

  • Para dificuldades relacionadas às mensalidades é necessário procurar o Atendimento Fraterno, como indicamos acima.

  • Questões pedagógicas devem ser tratadas diretamente com os respectivos professores (professoras do Maternal e do Jardim, professores de Classe ou Tutores - para o Ensino Médio).

  • Todas as questões de outra natureza devem ser encaminhadas, exclusivamente nesse momento, para o Fale Conosco, sendo essa a forma eficaz para o devido direcionamento aos responsáveis pelos retornos.

faleconosco@colegiorudolfsteiner.com.br


  • Núcleo Pedagógico

Queridas famílias do Colégio Rudolf Steiner de Minas Gerais,

Desejamos que todos estejam bem!

Nesse momento desafiador que estamos vivendo, gostaríamos de compartilhar algumas reflexões, fruto de estudos do colegiado ao longo deste período, que têm orientado as decisões e os caminhos escolhidos.

Em meio a uma pandemia, estamos hoje sem a possibilidade do encontro. Percebemos que, por esta inviabilidade, a nossa escola não pode oferecer a Pedagogia Waldorf com o alicerce que a sustenta de verdade, com a substância que promove o verdadeiro desenvolvimento da criança e do jovem. Nossa escola não pode, neste momento, oferecer PRESENÇA, oferecer CALOR. Isso, de fato, ela não pode! Sem a possibilidade da presença, do encontro, do calor humano, que são condutores para um amadurecer saudável da alma, estamos sendo realmente convidados a muitas reflexões. Reflexões que perpassam a intimidade de cada constelação que vai desde o maternal até o 12º ano escolar desse universo, que é a nossa escola. Estamos acompanhando o que tem sido feito em outras escolas e algumas estão oferecendo conteúdos variados por meios virtuais. Não concordamos com essa medida, mesmo que temporária, por vários motivos e somos gratos pela compreensão de vocês. Não queremos – e sentimos que não devemos – ser promotores desses recursos na vida de nossos alunos, pois ao mantermos crianças e jovens na frente das telas, e até nós mesmos, estaremos promovendo um grande malefício à sua saúde física e anímica, fazendo com que a perda seja muito maior do que o ganho. Ficamos desgostosos com a experiência feita com os nossos jovens, percebendo a dificuldade de se expressarem confortavelmente através desse recurso, pois uma aula é diferente de um bate-papo. O próprio meio, não contando com a atuação do calor, inviabiliza a profundidade e a sustentação de um tema. Outro ponto relevante é que nem todos têm um bom acesso à internet ou um dispositivo com recursos para as demandas. Percebemos que, assim, podemos criar mais distanciamento do que vínculos entre professores/alunos, alunos/alunos, alunos/conteúdos. Nosso compromisso com essa pedagogia que escolhemos é, antes de tudo, pelo processo de aprendizagem que ela aborda, a educação de fato, o encontro do Eu com um outro Eu.

Nós, professores, temos estudado muito a esse respeito e a única certeza que temos é que o meio virtual não é adequado para as crianças, nem mesmo para os jovens. Entendemos que, por trás desses dispositivos, está uma falsa realidade, uma ilusão que, com o objetivo de nos aproximar, nos distancia cada vez mais, inclusive de nós mesmos. Distancia nossa alma da realidade do espírito através do mundo. A fala do Cristo, hoje, exige profunda compreensão: “Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, ali estou no meio deles...”. O que nos resta senão manter acesa a chama dos nossos encontros e, pela força da lembrança que ainda preserva calor, cultivar uma saudade gostosa cheia de ideias para o encontro por vir! Cada professor vem mantendo o contato com suas turmas, conversando com os alunos, oferecendo apoio aos pais e atividades apropriadas para as idades, dentro do que acreditamos ser o caminho para o momento. Continuaremos a enviar as cartilhas para os pais do primeiro setênio, as propostas de trabalho para as crianças do segundo setênio e as atividades programadas, incluindo atendimentos individuais, aos jovens do terceiro setênio. E desejamos sinceramente que o verdadeiro encontro seja cultivado dentro do ambiente familiar, o calor em casa, sem faltas ou sobrecargas. Essa será a substância que se tornará matéria-prima para o trabalho em nosso retorno.

Vemos nessa pandemia uma grande possibilidade: a de nos restabelecermos enquanto núcleo familiar, num sentido muito mais amplo do que só pela hereditariedade. Essa hereditariedade teve grande função em tempos antigos, mas hoje precisamos nos colocar diante das crianças e dos jovens e buscar reconhecer sua missão nessa vida como indivíduos, para além do compromisso hereditário ou tradicional, conseguindo ajudá-los em suas necessidades. Esse encontro, que exige do nosso EU uma postura bastante generosa e responsável, é o convite feito agora! Essas crianças e jovens terão a chance de atuar plenamente em um mundo completamente diferente do nosso. Um mundo novo e que, por isso, requer força, coragem e criatividade, sempre em liberdade! Precisam estar preenchidos de entusiasmo e positividade e nossa grande tarefa, mais do que passar qualquer outro conteúdo, é mostrar a nossa confiança em uma direção espiritual plena de sabedoria que garante que tenhamos força interna para preservar nossos bens mais preciosos: o EU e o outro. Este precisa do nosso acolhimento e não do nosso distanciamento. Acreditamos no vínculo que cada professor estabeleceu com cada criança e sua família, precisamos confiar que esse encontro não é mero acaso e, sim, que estamos juntos por algo bem maior, sem limite de tempo ou espaço.

Como professores dessa escola e como representantes da Pedagogia Waldorf (alicerçada na Antroposofia), gostaríamos ainda de propor reflexões: o que nos moveu quando fizemos a escolha desse caminho para nossos filhos? Posso, agora, continuar a sustentar esse ideal, contribuindo para que essa escola siga existindo no mundo para além da pandemia? Acreditamos que, ao escolher essa escola, nos vinculamos a ela e à sua filosofia e, agora, podemos nos perguntar se é possível sustentar esses valores dando a contribuição necessária para que essa comunidade continue existindo e aquilo que nela é cultivado mesmo que, no momento, não possamos oferecer PRESENÇA. Como comunidade, buscamos também estar ao lado das famílias que tiveram redução em suas rendas, por meio do Atendimento Fraterno, criado pela API. Pedimos que, se esse for o seu caso, procure o Atendimento Fraterno e leve sua situação, pois somente assim poderemos decidir como seguir. Caso você esteja com dificuldades financeiras geradas por outros motivos, pedimos que nos comunique, para também buscarmos soluções. Lembramos também que a confiança estabelecida intimamente com o professor de classe ou tutor é a base maior para a realização de todo trabalho. O professor de classe/tutor deve ser sempre o primeiro a ser procurado para sanar qualquer angústia e buscar soluções junto às instâncias da escola, pois ele cultiva os fundamentos que sustentam essa pedagogia e pode orientar da melhor forma.

O corpo pedagógico está em constante movimento para tentar reformular esse ano escolar dentro de algumas possibilidades, mesmo sem a certeza de nada ainda. Reiteramos que estamos empenhados em ajudá-los e em fornecer todo o apoio possível para que este seja um tempo proveitoso e para que, no retorno, possamos recomeçar com toda força e entusiasmo, dentro das possibilidades que a Pedagogia Waldorf nos proporciona.

A opção de manter nossas comunicações gerais por carta, através de um único canal de e-mails como o informativo e não por videoconferências se dá pelas reflexões colocadas acima. Sentimos que as videoconferências não criam um ambiente onde todos podem ser considerados satisfatoriamente, não gerando desse tipo de encontro um ser comum, um ideal comum permeado com calor e resguardado em sua pele. Não conseguimos formar pele, manter uma proteção para as ideias geradas, mesmo por um grupo pequeno de pessoas, todas com vídeos ligados e conexão sem falhas. Hoje, diante de tantas ofertas virtuais que roubam o nosso tempo, somos convidados a reconstruí-lo em nós. Pois, se nos dispersamos em tantas fontes de informação sem condições de digeri-las e aprofundá-las, podemos nos deixar levar pela ansiedade de apreender uma realidade que ainda é impalpável e instável, não nos permitindo encontrar o nosso tempo interno, aquele capaz de nos restabelecer, a cada instante, a calma, a força regeneradora, o silêncio. Essa força interior será como o chão de um novo mundo onde as crianças poderão continuar se desenvolvendo com alegria pela vida. Não sabemos ainda como nossos filhos, em suas almas, estão absorvendo todos esses desafios pelos quais toda a humanidade está passando. A falta da escola e do convívio social por um período longo, em meio a tantos medos, com certeza exigirá de nós muita presença, muito calor. Nós, adultos, precisamos nos reestruturar por amor às crianças. Os professores dessa escola estão se preparando internamente para isso, cultivando ainda mais as qualidades que norteiam o nosso caminho. Contamos com a confiança e a parceria verdadeira e necessária de vocês, sempre.

Preferimos confiar no que foi plantado e aguardar, em profunda reverência, o que a escuridão da terra reserva como colheita de um trabalho feito da melhor maneira possível, sem medir esforços.

Carinhosamente,

Corpo Pedagógico

Coordenação do Conselho de Pais

Associação Pedagógica Itacolomi

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Rua Nossa Senhora de Fátima, 190

Jardinaves - Nova Lima/MG