Comunicados

Comunicados do Núcleo Pedagógico, da API e do Conselho de Pais dirigidos à Comunidade

  • Núcleo Pedagógico

Queridas famílias do Colégio Rudolf Steiner de Minas Gerais,

Desejamos que todos estejam bem!

Nesse momento desafiador que estamos vivendo, gostaríamos de compartilhar algumas reflexões, fruto de estudos do colegiado ao longo deste período, que têm orientado as decisões e os caminhos escolhidos.

Em meio a uma pandemia, estamos hoje sem a possibilidade do encontro. Percebemos que, por esta inviabilidade, a nossa escola não pode oferecer a Pedagogia Waldorf com o alicerce que a sustenta de verdade, com a substância que promove o verdadeiro desenvolvimento da criança e do jovem. Nossa escola não pode, neste momento, oferecer PRESENÇA, oferecer CALOR. Isso, de fato, ela não pode! Sem a possibilidade da presença, do encontro, do calor humano, que são condutores para um amadurecer saudável da alma, estamos sendo realmente convidados a muitas reflexões. Reflexões que perpassam a intimidade de cada constelação que vai desde o maternal até o 12º ano escolar desse universo, que é a nossa escola. Estamos acompanhando o que tem sido feito em outras escolas e algumas estão oferecendo conteúdos variados por meios virtuais. Não concordamos com essa medida, mesmo que temporária, por vários motivos e somos gratos pela compreensão de vocês. Não queremos – e sentimos que não devemos – ser promotores desses recursos na vida de nossos alunos, pois ao mantermos crianças e jovens na frente das telas, e até nós mesmos, estaremos promovendo um grande malefício à sua saúde física e anímica, fazendo com que a perda seja muito maior do que o ganho. Ficamos desgostosos com a experiência feita com os nossos jovens, percebendo a dificuldade de se expressarem confortavelmente através desse recurso, pois uma aula é diferente de um bate-papo. O próprio meio, não contando com a atuação do calor, inviabiliza a profundidade e a sustentação de um tema. Outro ponto relevante é que nem todos têm um bom acesso à internet ou um dispositivo com recursos para as demandas. Percebemos que, assim, podemos criar mais distanciamento do que vínculos entre professores/alunos, alunos/alunos, alunos/conteúdos. Nosso compromisso com essa pedagogia que escolhemos é, antes de tudo, pelo processo de aprendizagem que ela aborda, a educação de fato, o encontro do Eu com um outro Eu.

Nós, professores, temos estudado muito a esse respeito e a única certeza que temos é que o meio virtual não é adequado para as crianças, nem mesmo para os jovens. Entendemos que, por trás desses dispositivos, está uma falsa realidade, uma ilusão que, com o objetivo de nos aproximar, nos distancia cada vez mais, inclusive de nós mesmos. Distancia nossa alma da realidade do espírito através do mundo. A fala do Cristo, hoje, exige profunda compreensão: “Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, ali estou no meio deles...”. O que nos resta senão manter acesa a chama dos nossos encontros e, pela força da lembrança que ainda preserva calor, cultivar uma saudade gostosa cheia de ideias para o encontro por vir! Cada professor vem mantendo o contato com suas turmas, conversando com os alunos, oferecendo apoio aos pais e atividades apropriadas para as idades, dentro do que acreditamos ser o caminho para o momento. Continuaremos a enviar as cartilhas para os pais do primeiro setênio, as propostas de trabalho para as crianças do segundo setênio e as atividades programadas, incluindo atendimentos individuais, aos jovens do terceiro setênio. E desejamos sinceramente que o verdadeiro encontro seja cultivado dentro do ambiente familiar, o calor em casa, sem faltas ou sobrecargas. Essa será a substância que se tornará matéria-prima para o trabalho em nosso retorno.

Vemos nessa pandemia uma grande possibilidade: a de nos restabelecermos enquanto núcleo familiar, num sentido muito mais amplo do que só pela hereditariedade. Essa hereditariedade teve grande função em tempos antigos, mas hoje precisamos nos colocar diante das crianças e dos jovens e buscar reconhecer sua missão nessa vida como indivíduos, para além do compromisso hereditário ou tradicional, conseguindo ajudá-los em suas necessidades. Esse encontro, que exige do nosso EU uma postura bastante generosa e responsável, é o convite feito agora! Essas crianças e jovens terão a chance de atuar plenamente em um mundo completamente diferente do nosso. Um mundo novo e que, por isso, requer força, coragem e criatividade, sempre em liberdade! Precisam estar preenchidos de entusiasmo e positividade e nossa grande tarefa, mais do que passar qualquer outro conteúdo, é mostrar a nossa confiança em uma direção espiritual plena de sabedoria que garante que tenhamos força interna para preservar nossos bens mais preciosos: o EU e o outro. Este precisa do nosso acolhimento e não do nosso distanciamento. Acreditamos no vínculo que cada professor estabeleceu com cada criança e sua família, precisamos confiar que esse encontro não é mero acaso e, sim, que estamos juntos por algo bem maior, sem limite de tempo ou espaço.

Como professores dessa escola e como representantes da Pedagogia Waldorf (alicerçada na Antroposofia), gostaríamos ainda de propor reflexões: o que nos moveu quando fizemos a escolha desse caminho para nossos filhos? Posso, agora, continuar a sustentar esse ideal, contribuindo para que essa escola siga existindo no mundo para além da pandemia? Acreditamos que, ao escolher essa escola, nos vinculamos a ela e à sua filosofia e, agora, podemos nos perguntar se é possível sustentar esses valores dando a contribuição necessária para que essa comunidade continue existindo e aquilo que nela é cultivado mesmo que, no momento, não possamos oferecer PRESENÇA. Como comunidade, buscamos também estar ao lado das famílias que tiveram redução em suas rendas, por meio do Atendimento Fraterno, criado pela API. Pedimos que, se esse for o seu caso, procure o Atendimento Fraterno e leve sua situação, pois somente assim poderemos decidir como seguir. Caso você esteja com dificuldades financeiras geradas por outros motivos, pedimos que nos comunique, para também buscarmos soluções. Lembramos também que a confiança estabelecida intimamente com o professor de classe ou tutor é a base maior para a realização de todo trabalho. O professor de classe/tutor deve ser sempre o primeiro a ser procurado para sanar qualquer angústia e buscar soluções junto às instâncias da escola, pois ele cultiva os fundamentos que sustentam essa pedagogia e pode orientar da melhor forma.

O corpo pedagógico está em constante movimento para tentar reformular esse ano escolar dentro de algumas possibilidades, mesmo sem a certeza de nada ainda. Reiteramos que estamos empenhados em ajudá-los e em fornecer todo o apoio possível para que este seja um tempo proveitoso e para que, no retorno, possamos recomeçar com toda força e entusiasmo, dentro das possibilidades que a Pedagogia Waldorf nos proporciona.

A opção de manter nossas comunicações gerais por carta, através de um único canal de e-mails como o informativo e não por videoconferências se dá pelas reflexões colocadas acima. Sentimos que as videoconferências não criam um ambiente onde todos podem ser considerados satisfatoriamente, não gerando desse tipo de encontro um ser comum, um ideal comum permeado com calor e resguardado em sua pele. Não conseguimos formar pele, manter uma proteção para as ideias geradas, mesmo por um grupo pequeno de pessoas, todas com vídeos ligados e conexão sem falhas. Hoje, diante de tantas ofertas virtuais que roubam o nosso tempo, somos convidados a reconstruí-lo em nós. Pois, se nos dispersamos em tantas fontes de informação sem condições de digeri-las e aprofundá-las, podemos nos deixar levar pela ansiedade de apreender uma realidade que ainda é impalpável e instável, não nos permitindo encontrar o nosso tempo interno, aquele capaz de nos restabelecer, a cada instante, a calma, a força regeneradora, o silêncio. Essa força interior será como o chão de um novo mundo onde as crianças poderão continuar se desenvolvendo com alegria pela vida. Não sabemos ainda como nossos filhos, em suas almas, estão absorvendo todos esses desafios pelos quais toda a humanidade está passando. A falta da escola e do convívio social por um período longo, em meio a tantos medos, com certeza exigirá de nós muita presença, muito calor. Nós, adultos, precisamos nos reestruturar por amor às crianças. Os professores dessa escola estão se preparando internamente para isso, cultivando ainda mais as qualidades que norteiam o nosso caminho. Contamos com a confiança e a parceria verdadeira e necessária de vocês, sempre.

Preferimos confiar no que foi plantado e aguardar, em profunda reverência, o que a escuridão da terra reserva como colheita de um trabalho feito da melhor maneira possível, sem medir esforços.

Carinhosamente,

Corpo Pedagógico

Coordenação do Conselho de Pais

Associação Pedagógica Itacolomi

  • Núcleo Pedagógico

Queridos pais, 


Esperamos que estejam todos bem, com saúde e em paz, valendo-se do precioso tempo que a vida nos oferta. Tempo de resgates, de mudanças, de profundas transformações e de afirmação do que é essencial. Nesse sentido, temos refletido permanentemente sobre as possibilidades de respostas aos grandes desafios que nos são colocados como professores e como Escola. Estamos diante de mais uma oportunidade de fortalecer nossa atuação como comunidade a partir dos pilares antroposóficos que fundamentam a Pedagogia Waldorf e que norteiam cada uma de nossas escolhas. Buscamos o melhor caminho, imprimindo serenidade e qualidade em nossos pensamentos, sentimentos e ações a respeito do momento presente e futuro, vislumbrando o melhor para nossas crianças e jovens a cada momento. 


O Núcleo Pedagógico vem se reunindo e, diante da imposição dos fatos, algumas decisões foram acordadas: 


Até que as aulas presenciais possam ser retomadas, os professores se mobilizarão à distância para manter o vínculo com as crianças e jovens. Assim, no Jardim e Ensino Fundamental, os professores seguirão em contato com as famílias, crianças e jovens de suas classes, escutando as demandas dos pais e ajudando no estabelecimento de um ritmo saudável. Para o Ensino Médio, serão apresentados projetos transdisciplinares, que sejam alimentos e estímulos aos jovens nos tempos de resguardo.


No entanto, entendemos que esse contato à distância não substitui a experiência do encontro presencial e estamos nos esforçando para construir calendários com o máximo de aulas presenciais. Acreditamos que somente através delas é possível a efetivação de um trabalho profundo e duradouro, ancorado no nosso currículo. Currículo que foi desenvolvido tão cuidadosamente, a partir da ampla compreensão, promovida pela Antroposofia, das fases do desenvolvimento da criança.  Dessa forma, as novidades do currículo serão contempladas nas aulas presenciais previstas nos novos calendários.  Abaixo seguem duas propostas. A primeira com previsão de volta em junho e a segunda com previsão de volta em julho. Ainda estamos trabalhando em uma terceira opção, com um retorno posterior. Observamos que é possível adaptar nosso currículo para o conjunto de aulas presenciais proposto nesses calendários e ainda atender às exigências legais de carga horária exclusivamente com essas aulas. 


Cada professor e cada tutor irá se comunicar com sua classe para as orientações específicas. Contamos com a compreensão e o apoio dos senhores, para que possamos seguir juntos, firmes no propósito ao qual nos vinculamos quando, em liberdade e confiança, escolhemos essa Escola para os nossos filhos. Os professores e tutores encontram-se à disposição das famílias para qualquer esclarecimento que se faça necessário.


Cordialmente,

Núcleo Pedagógico



ASPECTOS EDUCACIONAIS LEGAIS


Por fim, gostaríamos de esclarecer alguns aspectos legais relacionados as atividades escolares obrigatórias e as limitações colocadas aos professores.


Até o presente momento, observadas os orientações das autoridades competentes, a carga horária obrigatória de 800 h/a está mantida. Tal determinação está prevista na norma do § 2º do art. 23 da LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação.


Quando da retomada das atividades, obrigatoriamente, a escola deverá encaminhar, para Superintendência Estadual de Educação, documento nominado Plano Emergencial, que demonstrará a forma de cumprimento das exigências legais.


Lado outro, por força de decisão liminar proferida no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho, em virtude de demanda instaurada pelo Sindicado dos Professores, o desenvolvimento das atividades presenciais estão suspensas por tempo indeterminado, estando expresso na referida decisão que as remunerações deverão ser garantidas na integralidade. Decisão similar também se aplica aos demais profissionais da nossa escola.


A diretoria da Associação Pedagógica Itacolmi - API, grupo composto de pais e professores delegados na última Assembleia Ordinária, está consciente dos desafios postos pelo isolamento social, dedicando esforços para promover ações que visam assegurar que nossas famílias e escola atravessem os meses vindouros com vitalidade e segurança.


Para maiores esclarecimentos de toda comunidade escolar, alguns pontos merecem destaque:


Orçamento Anual - Somos uma escola associativa. Anualmente o orçamento é apresentado para a comunidade e aprovado através de assembleia. O orçamento para o ano de 2020 inicialmente se apresentou deficitário, quando trazido na assembleia realizada no final de 2019. Já em 2020, após trabalho conjunto da API e Núcleo Pedagógico, atingimos o número de matrículas necessárias e cortes foram realizados. Chegou-se ao equilíbrio, com saldo positivo de apenas cerca de R$ 3.000,00 (três mil reais) por mês.


Fonte Principal de Recursos - As mensalidades praticamente representam a totalidade de nossas receitas. Sabemos dos problemas enfrentados por diversas famílias nesse momento. Dessa forma, criamos um canal de comunicação direto para tratarmos dessas questões (maiores detalhes na parte final do informativo). 


Ausência de Lucro - Outro ponto relevante é que nossa associação não visa o lucro. Inexiste qualquer provisionamento dessa natureza no orçamento. As receitas são destinadas ao pagamentos de despesas ordinárias e eventuais investimentos estruturais. Para o ano de 2020, já não havia destinação de valores para finalidade de investimento, justamente pelo objetivo de não onerar as mensalidades.


Despesas Principais - Cerca de 80% das receitas mensais são destinadas para o pagamento da folha (salário e demais encargos). Importante destacar que, como informado anteriormente, há decisões judicias vigentes que garantem a integralidade salarial.


Demais Despesas / Economia em Virtude da Paralisação - Em que pese a paralisação representar economia em relação a algumas despesas (ex. Água, Energia, Transporte da equipe), diversas se mantém inalteradas e surgiram outras que não estavam programadas no orçamento e precisam ser suportadas. A título de exemplo, cite-se a empresa de segurança patrimonial, que após o isolamento social disponibiliza equipe que permanece em nossas dependências 24 horas todos os dias da semana. 


Fluxo de Caixa - Antes da paralisação das atividades escolares, as receitas afetas ao mês de março já haviam ingressado. Dessa forma, somente na última semana do mês de abril é que teremos dados concretos sobre o fluxo de caixa (Receitas x Despesas).


Inadimplência - É importante trazer a consciência de todos, que nossa comunidade já apresentava, nos primeiros meses de 2020, um cenário de inadimplência alto para as médias mensais históricas. Por parte das famílias, o esforço em manter os compromissos financeiros em dia, na medida do possível de cada realidade, será fundamental.

MEDIDAS ADOTADAS


Gostaríamos de destacar que a mantenedora trabalha diariamente sobre questões jurídicas e financeiras, bem como de apoio à comunidade.


Estamos atentos às determinações governamentais e legais. Mantemos contato permanente com o Sindicato dos Professores, Sindicato das Escola Particulares e Federação das Escolas Waldorf do Brasil.


Nossas reuniões semanais continuam a ser realizadas, de maneira virtual.


Como citado no início, foi criado um Comitê com membros do Núcleo Pedagógico (professores) e da API (apenas os pais que não são professores), para maior integração e agilidade da troca de informações.


Não se trata de uma nova instância, da mesma forma o Comitê não detém poder decisório isolado, posto que as competências das respectivas instâncias sempre serão respeitadas. 


Considerando o exposto acima, o caráter sem fins lucrativos da nossa Associação e frente ao cenário de incerteza do fim do isolamento social, diversas ações já foram adotadas.


Com a paralisação determinada, a primeira medida foi o escalonamento de férias para a equipe do administrativo e de apoio não vinculados ao SINPRO (Sindicato dos Professores). Tal medida visa garantia da integralidade da equipe no retorno das atividades, evitando-se despesas com horas extras e/ou substituições, por exemplo. A forma de pagamento dessas férias também se apresentou interessante para preservação do saldo de caixa (Medida Provisória n° 927-2020).


Concluímos negociações com prestadores e fornecedores. Adotamos algumas das medidas lançadas pelo Governo, que eram possíveis, para postergar o pagamento de débitos. Importante destacar que não se trata de ações que geraram economias efetivas, já que no futuro próximo as despesas deverão ser quitadas. Contudo, em virtude do cenário que se desenha, entendemos ser este o melhor caminho, posto que nossas receitas certamente serão impactadas.


MEDIDAS EM ANDAMENTO


Por fim, apontamos que uma série de outras medidas estão em análise de viabilidade e implantação, por serem mais complexas ou envolverem a participação / anuência de terceiros.


Nesse sentido, abrimos negociação com o Sindicato de Professores (SINPRO), uma vez que qualquer ação que envolva os professores necessita de acordo coletivo para tanto. (Medida Provisória n° 936-2020).


Outro ponto relevante é a possibilidade de captação de recursos junto as instituições financeiras, com juros de 3,75% ao ano, para honrar os compromissos salariais nos próximos 2 meses (Medida Provisória n° 944-2020). 

Isso porque, dependendo do nível de ingresso de receitas, não teremos disponibilidade de caixa.


Cumpre salientar que, todos os esforços estão sendo envidados para a contenção de despesas, visando garantir nossa passagem por esse momento de incerteza econômica com vitalidade.


Novamente, apontamos que a estrutura orçamentária do Colégio é basicamente um rateio, que não comporta fins lucrativos, sendo a ênfase na melhoria do fluxo de caixa medida para garantir o cumprimento dos compromissos mensais.


Estamos cientes de que vários desafios se apresentarão para muitas das famílias que dependem do ir e vir para o seu sustento.


Todavia, gostaríamos de também trazer à consciência que as famílias de professores e funcionários dependem igualmente dos salários para honrar seus compromissos. 


Dessa forma, devemos manter a serenidade e o olhar em direção ao futuro, certos de que todos nós temos um papel importante dentro da nossa comunidade.

Rua Nossa Senhora de Fátima, 190

Jardinaves - Nova Lima/MG