Gestão

O Colégio Rudolf Steiner de Minas Gerais é gerido pelo Corpo Pedagógico e pela Associação Mantenedora, com o apoio dos pais, também chamado de tripé de sustentação da escola. Fundamenta-se nos princípios da TRIMEMBRAÇÃO SOCIAL propostos por Rudolf Steiner:

• Liberdade no âmbito cultural-espiritual (corpo pedagógico)
• Igualdade do âmbito jurídico-administrativo (associação mantenedora)
• Fraternidade no âmbito econômico (pais e associação mantenedora)

O trabalho nos três âmbitos se dá por meio de cogestão, onde o Colégio é concebido como microorganismo social em que os diferentes âmbitos se interrelacionam buscando o equilíbrio.

A MANTENEDORA - ASSOCIAÇÃO PEDAGÓGICA ITACOLOMI (API)

A API é responsável por todos os assuntos administrativos, jurídicos, contábeis, fiscais, financeiros, de manutenção e ampliação das dependências e patrimônio escolar (móveis e imóveis) do Colégio Rudolf Steiner.

Ela é formada por pais, professores e pessoas ligadas à escola. Para se associar o interessado deve comparecer à assembleia e ser indicado por um associado. As assembleias acontecem, ordinariamente, duas vezes por ano e são divulgadas na escola por meio de carta de convocação.

Sua diretoria é composta por associados e o mandato tem a duração de 2 anos. A diretoria se reúne semanalmente para cuidar de toda a parte administrativa/financeira/jurídica da escola. As eleições acontecem nas assembleias da Associação.

O CORPO PEDAGÓGICO

O Corpo Pedagógico é o responsável pelo desenvolvimento do projeto pedagógico do Colégio e composto pelos professores de classe, professores de matérias, tutores, equipes e comissões.

Para a Pedagogia Waldorf, o verdadeiro educador é aquele que se propõe uma constante busca espiritual pela autoeducação consciente. Para estimular o desenvolvimento de seres humanos em formação, deve estar ele próprio aberto a se transformar. É o que toda criança ou jovem espera de qualquer adulto.

O CONSELHO DE PAIS

O Conselho de Pais é organizado pelos pais ou responsáveis pelos alunos, com os objetivos de promover o bom relacionamento de toda a Comunidade Escolar e auxiliar a API, os professores e os próprios pais para a melhoria dos serviços ministrados pelo colégio tais como divulgação, organização de eventos, captação de verbas para construções, reformas, aquisição de novos equipamentos e material pedagógico. Conta com um grupo que organiza pautas, prepara as reuniões do conselho, divulga as notícias, que é chamado de Coordenação do Conselho de Pais. São os braços e as pernas da escola.

O Conselho de Pais é formado por representantes de cada turma da escola. No início do ano, na primeira reunião de classe, os pais se reúnem e indicam dois representantes, um titular e um suplente. É papel desses representantes participarem das reuniões do conselho, transmitirem as notícias das reuniões a todos os pais da turma, fazerem a ponte entre escola e cada pai e auxiliarem na organização dos eventos, e atividades do Conselho, da sua turma e da Escola.