Sugestão de Livros

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Com autoria de Michaela Glöckler, Edwin Hübner, Stefan Feinauer e outros colaboradores, este guia de orientação vem esclarecer os perigos e riscos do uso indiscriminado das mídias digitais par crianças e jovens: prejuízo do desenvolvimento cerebral, estresse nas comunicações, riscos de vício, perda da privacidade, páginas da Internet nocivas para crianças e jovens, cyber-bullying e problemas de saúde causados pela exposição contínua às radiações eletromagnéticas de telefones celulares.Além disso, mencionam-se aqui as prescrições legais, as medidas de proteção e as possibilidades de ação para evitar perigos ou combatê-los adequadamente. Com este objetivo, o livro oferece uma perspectiva educacional que proporciona um equilíbrio adequado entre as necessidades das crianças e jovens e as restrições que se fazem necessárias como medidas de precaução contra riscos.

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Estudar e conhecer a Ciência Espiritual é uma atividade que em nada se distancia da vida cotidiana; ao contrário, vem enriquecê-la imensamente com a sabedoria superior, proporcionada pela séria dedicação a um conhecimento que se estende às relações e necessidades humanas em sua evolução através dos tempos.

Nesta palestra incluída no ciclo ‘A lenda do Templo’ (GA 93), Rudolf Steiner desfaz, de maneira clara e simples, a errônea impressão de que o conhecimento esotérico se situa à parte da vida humana comum. Exemplificando com situações corriqueiras, ele destaca as contribuições desse elevado saber para uma vida prática mais lúcida e plena de sentido.

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GA 296

Rudolf Steiner, nesta série de palestras proferidas entre 9 e 17 de agosto de 1919 em Dornach, Suiça, reafirma a convicção de que o conhecimento científico-espiritual do ser humano é a base para a compreensão dos problemas sociais, e dentre esses a questão da educação é questão social fundamental. Steiner retoma as etapas de desenvolvimento da inteligência humana através das épocas culturais e, com base na antropologia antroposófica, coloca os princípios de uma pedagogia do futuro.

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Qual o objetivo da educação escolar? Na grande maioria das opiniões vigentes, resume-se a trazer conhecimento e informação, tornando o aluno apto a lançar-se futuramente num mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

No âmbito da Pedagogia Waldorf, educar e ensinar significa promover o pleno desenvolvimento das capacidades latentes em cada ser humano, fazendo da criança uma pessoa apta a integrar-se no mundo com autoconfiança, consciência e criatividade. Por isso, mais do que meramente informar e treinar para eventuais futuras disputas vestibulares ou profissionais , ao professor Waldorf cabe assumir uma tarefa verdadeiramente formativa e incentivadora das reais aptidões de seus alunos, ajudando-os a superar possíveis obstáculos na descoberta de seus próprios caminhos de vida.

Inclui apêndice de Valdemar Setzer sobre a relação da educação com os meios eletrônicos (TV, vídeo game, computador e Internet).

Rua Nossa Senhora de Fátima, 190

Jardinaves - Nova Lima/MG