Sugestão de Livros

Crescer%20saudavelmente_edited.jpg

Com autoria de Michaela Glöckler, Edwin Hübner, Stefan Feinauer e outros colaboradores, este guia de orientação vem esclarecer os perigos e riscos do uso indiscriminado das mídias digitais par crianças e jovens: prejuízo do desenvolvimento cerebral, estresse nas comunicações, riscos de vício, perda da privacidade, páginas da Internet nocivas para crianças e jovens, cyber-bullying e problemas de saúde causados pela exposição contínua às radiações eletromagnéticas de telefones celulares.Além disso, mencionam-se aqui as prescrições legais, as medidas de proteção e as possibilidades de ação para evitar perigos ou combatê-los adequadamente. Com este objetivo, o livro oferece uma perspectiva educacional que proporciona um equilíbrio adequado entre as necessidades das crianças e jovens e as restrições que se fazem necessárias como medidas de precaução contra riscos.

O conhecimento espiritual.png

Estudar e conhecer a Ciência Espiritual é uma atividade que em nada se distancia da vida cotidiana; ao contrário, vem enriquecê-la imensamente com a sabedoria superior, proporcionada pela séria dedicação a um conhecimento que se estende às relações e necessidades humanas em sua evolução através dos tempos.

Nesta palestra incluída no ciclo ‘A lenda do Templo’ (GA 93), Rudolf Steiner desfaz, de maneira clara e simples, a errônea impressão de que o conhecimento esotérico se situa à parte da vida humana comum. Exemplificando com situações corriqueiras, ele destaca as contribuições desse elevado saber para uma vida prática mais lúcida e plena de sentido.

Captura de Tela (209).png

GA 296

Rudolf Steiner, nesta série de palestras proferidas entre 9 e 17 de agosto de 1919 em Dornach, Suiça, reafirma a convicção de que o conhecimento científico-espiritual do ser humano é a base para a compreensão dos problemas sociais, e dentre esses a questão da educação é questão social fundamental. Steiner retoma as etapas de desenvolvimento da inteligência humana através das épocas culturais e, com base na antropologia antroposófica, coloca os princípios de uma pedagogia do futuro.

lanz.png

Qual o objetivo da educação escolar? Na grande maioria das opiniões vigentes, resume-se a trazer conhecimento e informação, tornando o aluno apto a lançar-se futuramente num mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

No âmbito da Pedagogia Waldorf, educar e ensinar significa promover o pleno desenvolvimento das capacidades latentes em cada ser humano, fazendo da criança uma pessoa apta a integrar-se no mundo com autoconfiança, consciência e criatividade. Por isso, mais do que meramente informar e treinar para eventuais futuras disputas vestibulares ou profissionais , ao professor Waldorf cabe assumir uma tarefa verdadeiramente formativa e incentivadora das reais aptidões de seus alunos, ajudando-os a superar possíveis obstáculos na descoberta de seus próprios caminhos de vida.

Inclui apêndice de Valdemar Setzer sobre a relação da educação com os meios eletrônicos (TV, vídeo game, computador e Internet).