• API

Comunicado da API


A diretoria da Associação Pedagógica Itacolmi - API, grupo composto de pais e professores delegados na última Assembleia Ordinária, está consciente dos desafios postos pelo isolamento social, dedicando esforços para promover ações que visam assegurar que nossas famílias e escola atravessem os meses vindouros com vitalidade e segurança.


Para maiores esclarecimentos de toda comunidade escolar, alguns pontos merecem destaque:


Orçamento Anual - Somos uma escola associativa. Anualmente o orçamento é apresentado para a comunidade e aprovado através de assembleia. O orçamento para o ano de 2020 inicialmente se apresentou deficitário, quando trazido na assembleia realizada no final de 2019. Já em 2020, após trabalho conjunto da API e Núcleo Pedagógico, atingimos o número de matrículas necessárias e cortes foram realizados. Chegou-se ao equilíbrio, com saldo positivo de apenas cerca de R$ 3.000,00 (três mil reais) por mês.


Fonte Principal de Recursos - As mensalidades praticamente representam a totalidade de nossas receitas. Sabemos dos problemas enfrentados por diversas famílias nesse momento. Dessa forma, criamos um canal de comunicação direto para tratarmos dessas questões (maiores detalhes na parte final do informativo). 


Ausência de Lucro - Outro ponto relevante é que nossa associação não visa o lucro. Inexiste qualquer provisionamento dessa natureza no orçamento. As receitas são destinadas ao pagamentos de despesas ordinárias e eventuais investimentos estruturais. Para o ano de 2020, já não havia destinação de valores para finalidade de investimento, justamente pelo objetivo de não onerar as mensalidades.


Despesas Principais - Cerca de 80% das receitas mensais são destinadas para o pagamento da folha (salário e demais encargos). Importante destacar que, como informado anteriormente, há decisões judicias vigentes que garantem a integralidade salarial.


Demais Despesas / Economia em Virtude da Paralisação - Em que pese a paralisação representar economia em relação a algumas despesas (ex. Água, Energia, Transporte da equipe), diversas se mantém inalteradas e surgiram outras que não estavam programadas no orçamento e precisam ser suportadas. A título de exemplo, cite-se a empresa de segurança patrimonial, que após o isolamento social disponibiliza equipe que permanece em nossas dependências 24 horas todos os dias da semana. 


Fluxo de Caixa - Antes da paralisação das atividades escolares, as receitas afetas ao mês de março já haviam ingressado. Dessa forma, somente na última semana do mês de abril é que teremos dados concretos sobre o fluxo de caixa (Receitas x Despesas).


Inadimplência - É importante trazer a consciência de todos, que nossa comunidade já apresentava, nos primeiros meses de 2020, um cenário de inadimplência alto para as médias mensais históricas. Por parte das famílias, o esforço em manter os compromissos financeiros em dia, na medida do possível de cada realidade, será fundamental.

MEDIDAS ADOTADAS


Gostaríamos de destacar que a mantenedora trabalha diariamente sobre questões jurídicas e financeiras, bem como de apoio à comunidade.


Estamos atentos às determinações governamentais e legais. Mantemos contato permanente com o Sindicato dos Professores, Sindicato das Escola Particulares e Federação das Escolas Waldorf do Brasil.


Nossas reuniões semanais continuam a ser realizadas, de maneira virtual.


Como citado no início, foi criado um Comitê com membros do Núcleo Pedagógico (professores) e da API (apenas os pais que não são professores), para maior integração e agilidade da troca de informações.


Não se trata de uma nova instância, da mesma forma o Comitê não detém poder decisório isolado, posto que as competências das respectivas instâncias sempre serão respeitadas. 


Considerando o exposto acima, o caráter sem fins lucrativos da nossa Associação e frente ao cenário de incerteza do fim do isolamento social, diversas ações já foram adotadas.


Com a paralisação determinada, a primeira medida foi o escalonamento de férias para a equipe do administrativo e de apoio não vinculados ao SINPRO (Sindicato dos Professores). Tal medida visa garantia da integralidade da equipe no retorno das atividades, evitando-se despesas com horas extras e/ou substituições, por exemplo. A forma de pagamento dessas férias também se apresentou interessante para preservação do saldo de caixa (Medida Provisória n° 927-2020).


Concluímos negociações com prestadores e fornecedores. Adotamos algumas das medidas lançadas pelo Governo, que eram possíveis, para postergar o pagamento de débitos. Importante destacar que não se trata de ações que geraram economias efetivas, já que no futuro próximo as despesas deverão ser quitadas. Contudo, em virtude do cenário que se desenha, entendemos ser este o melhor caminho, posto que nossas receitas certamente serão impactadas.


MEDIDAS EM ANDAMENTO


Por fim, apontamos que uma série de outras medidas estão em análise de viabilidade e implantação, por serem mais complexas ou envolverem a participação / anuência de terceiros.


Nesse sentido, abrimos negociação com o Sindicato de Professores (SINPRO), uma vez que qualquer ação que envolva os professores necessita de acordo coletivo para tanto. (Medida Provisória n° 936-2020).


Outro ponto relevante é a possibilidade de captação de recursos junto as instituições financeiras, com juros de 3,75% ao ano, para honrar os compromissos salariais nos próximos 2 meses (Medida Provisória n° 944-2020). 

Isso porque, dependendo do nível de ingresso de receitas, não teremos disponibilidade de caixa.


Cumpre salientar que, todos os esforços estão sendo envidados para a contenção de despesas, visando garantir nossa passagem por esse momento de incerteza econômica com vitalidade.


Novamente, apontamos que a estrutura orçamentária do Colégio é basicamente um rateio, que não comporta fins lucrativos, sendo a ênfase na melhoria do fluxo de caixa medida para garantir o cumprimento dos compromissos mensais.


Estamos cientes de que vários desafios se apresentarão para muitas das famílias que dependem do ir e vir para o seu sustento.


Todavia, gostaríamos de também trazer à consciência que as famílias de professores e funcionários dependem igualmente dos salários para honrar seus compromissos. 


Dessa forma, devemos manter a serenidade e o olhar em direção ao futuro, certos de que todos nós temos um papel importante dentro da nossa comunidade.

Rua Nossa Senhora de Fátima, 190

Jardinaves - Nova Lima/MG