• Núcleo Pedagógico

Comunicado do Núcleo Pedagógico

Queridos pais,

Esperamos que estejam todos bem, com saúde e em paz, valendo-se do precioso tempo que a vida nos oferta. Tempo de resgates, de mudanças, de profundas transformações e de afirmação do que é essencial. Nesse sentido, temos refletido permanentemente sobre as possibilidades de respostas aos grandes desafios que nos são colocados como professores e como Escola. Estamos diante de mais uma oportunidade de fortalecer nossa atuação como comunidade a partir dos pilares antroposóficos que fundamentam a Pedagogia Waldorf e que norteiam cada uma de nossas escolhas. Buscamos o melhor caminho, imprimindo serenidade e qualidade em nossos pensamentos, sentimentos e ações a respeito do momento presente e futuro, vislumbrando o melhor para nossas crianças e jovens a cada momento.

O Núcleo Pedagógico vem se reunindo e, diante da imposição dos fatos, algumas decisões foram acordadas:

Até que as aulas presenciais possam ser retomadas, os professores se mobilizarão à distância para manter o vínculo com as crianças e jovens. Assim, no Jardim e Ensino Fundamental, os professores seguirão em contato com as famílias, crianças e jovens de suas classes, escutando as demandas dos pais e ajudando no estabelecimento de um ritmo saudável. Para o Ensino Médio, serão apresentados projetos transdisciplinares, que sejam alimentos e estímulos aos jovens nos tempos de resguardo.

No entanto, entendemos que esse contato à distância não substitui a experiência do encontro presencial e estamos nos esforçando para construir calendários com o máximo de aulas presenciais. Acreditamos que somente através delas é possível a efetivação de um trabalho profundo e duradouro, ancorado no nosso currículo. Currículo que foi desenvolvido tão cuidadosamente, a partir da ampla compreensão, promovida pela Antroposofia, das fases do desenvolvimento da criança.  Dessa forma, as novidades do currículo serão contempladas nas aulas presenciais previstas nos novos calendários.  Abaixo seguem duas propostas. A primeira com previsão de volta em junho e a segunda com previsão de volta em julho. Ainda estamos trabalhando em uma terceira opção, com um retorno posterior. Observamos que é possível adaptar nosso currículo para o conjunto de aulas presenciais proposto nesses calendários e ainda atender às exigências legais de carga horária exclusivamente com essas aulas.

Cada professor e cada tutor irá se comunicar com sua classe para as orientações específicas. Contamos com a compreensão e o apoio dos senhores, para que possamos seguir juntos, firmes no propósito ao qual nos vinculamos quando, em liberdade e confiança, escolhemos essa Escola para os nossos filhos. Os professores e tutores encontram-se à disposição das famílias para qualquer esclarecimento que se faça necessário.

Cordialmente,

Núcleo Pedagógico

ASPECTOS EDUCACIONAIS LEGAIS

Por fim, gostaríamos de esclarecer alguns aspectos legais relacionados as atividades escolares obrigatórias e as limitações colocadas aos professores.

Até o presente momento, observadas os orientações das autoridades competentes, a carga horária obrigatória de 800 h/a está mantida. Tal determinação está prevista na norma do § 2º do art. 23 da LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

Quando da retomada das atividades, obrigatoriamente, a escola deverá encaminhar, para Superintendência Estadual de Educação, documento nominado Plano Emergencial, que demonstrará a forma de cumprimento das exigências legais.

Lado outro, por força de decisão liminar proferida no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho, em virtude de demanda instaurada pelo Sindicado dos Professores, o desenvolvimento das atividades presenciais estão suspensas por tempo indeterminado, estando expresso na referida decisão que as remunerações deverão ser garantidas na integralidade. Decisão similar também se aplica aos demais profissionais da nossa escola.